Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

28 agosto 2012

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA SÍTIO DO PICA - PAU - AMARELO


Escola:________________________________________________________________
Nome:_______________________________________________________nº________
Professora:_______________________________série:_______Data:____/___/2010


Avaliação de Língua Portuguesa – 1º Bimestre  Nota:________

Leia:

Monteiro Lobato estava sempre criando novas histórias. A turma do Sítio

do Pica-pau Amarelo viveu muitas aventuras com personagens famosos, tais

como: Pequeno Polegar, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Popeye,

Gato Félix, Dom Quixote e muitos outros.

Leia um trecho de uma dessas aventuras em que Pedrinho, Emília e o

Visconde vão pra a Grécia Antiga, viver uma grande aventura com Hércules,

um grande herói grego.

Para isso, utilizam o pó de pirlimpimpim.

 

Preparativos
Pedrinho explicou ao Visconde os seus planos de nova viagem pelos
tempos heróicos da Grécia Antiga. “Vamos nós três, eu, você e a Emília.”
(…)
— Que quantidade de pó quer? — indagou o Visconde.
— Um canudo bem cheio.
O pó de pirlimpimpim era conduzido num canudinho de taquara-do-reino,
bem atado à sua cintura. Ele tomava todas as precauções para não perder o
precioso canudo, pois do contrário não poderia voltar nunca mais. Mas como
em aventuras arrojadas a gente tem de contar com tudo, o Visconde sugeriu
uma idéia ditada pela prudência.
— O melhor é levarmos três canudos, um com você, outro comigo e
outro com a Emília. Desse modo ficaremos três vezes mais garantidos.
No terceiro dia pela manhã já tudo estava pronto para a partida.
Pedrinho deu uma pitada de pó a cada um e contou: Um… dois e … TRÊS! Na
voz de três, todos levaram ao nariz as pitadinhas e aspiraram-nas a um tempo.
Sobreveio o fiun e pronto.
Instantes depois Pedrinho, o Visconde e Emília acordavam na Grécia
Heróica, nas proximidades da Neméia. Era para onde haviam calculado o pó,
pois a primeira façanha de Hércules ia ser a luta do herói contra o leão da lua
que havia caído lá.
O pó de pirlimpimpim causava uma total perda dos sentidos, e depois do
desmaio vinha uma tontura da qual os viajantes saíam lentamente. Quem
primeiro falou foi Emília:
— Estou começando a ver a Grécia, mas tudo muito atrapalhado ainda… Parece que descemos num pomar…(…)
 
LOBATO, M. Os Doze Trabalhos de Hércules. São Paulo: Brasiliense, 19ª edição, 1995.

Responda:

1. Localize no texto:

a) O nome das personagens que aparecem na história.

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

b) O local onde essas personagens estavam e o local para onde elas foram.

______________________________________________________________________________________________________________________________

c) Como as personagens conseguiram chegar lá.

______________________________________________________________________________________________________________________________

d) Quem eles iriam encontrar lá.

______________________________________________________________________________________________________________________________

2. Quem era o principal responsável pelo pó?

_______________________________________________________________

3. O que aconteceria se eles perdessem o pó?

_______________________________________________________________

4. O que as personagens fazem para evitar perder o pó?

_______________________________________________________________

5. Quando uma pessoa aspirava o pó, o que sentia?

______________________________________________________________________________________________________________________________

6. Qual seria a primeira aventura de Hércules que as personagens iriam

presenciar?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. O que você acha que as personagens sentiram quando viram Hércules

lutando contra o leão?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Você acha que Hércules conseguiu derrotar o leão? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Faça a correspondência entre as personagens e a sua principal

característica:

 

Pedrinho                                    esperta, atrevida

Visconde                                    corajoso

Emília                                         sábio, prudente

 

10. Enumere os parágrafos do texto

 

11. Retire do texto todos os nomes próprios

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

12. Circule no texto três dígrafos

Boa prova!!!
Reações:

0 comentários: