«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

05 agosto 2012

> Atividade de reescrita: Lenda Lobisomem



Lobisomem

Add caption



Diz à lenda que, quando uma mulher tem sete filhas e o oitavo filho é homem, esse menino será um Lobisomem. Também o será, o filho de mulher amancebada com um Padre.
Sempre pálido,magro e orelhas compridas, o menino nasce normal, porém, logo que ele completa 13 anos, a maldição começa.
      Na primeira noite de terça ou sexta-feira, depois do aniversário, ele sai e vai até uma encruzilhada. Ali, no silêncio da noite, se transforma em Lobisomem pela primeira vez e uiva para a lua.
       Daí em diante, toda terça ou sexta-feira, ele corre pelas ruas ou estradas desertas com uma matilha de cães no seu encalço. Nessa noite, ele visita sete partes da região, sete pátios de igreja, sete vilas e sete encruzilhadas. Por onde passa, açoita os cachorros e apaga as luzes das ruas e das casas, enquanto uiva de forma horripilante pro alto.
        Antes de o Sol nascer, quando o galo canta, o Lobisomem volta ao mesmo lugar de onde partiu e se transforma outra vez em homem. Quem estiver no caminho do Lobisomem, nessas noites, deve rezar três Ave-Marias para se proteger.
        Para quebrar o encanto, é preciso chegar bem perto, sem que ele perceba, e bater forte em sua cabeça. Se uma gota de sangue do Lobisomem atingir a pessoa, ela também vira Lobisomem
.



Autor: Desconhecido





Planejamento para reescrita do texto.

Você não pode esquecer de:

1º - preservar a finalidade da lenda;

- colocar o título;

- iniciar a lenda falando genericamente;

- evitar fazer descrições;

- iniciar o texto utilizando expressões como: Conta a lenda... que”;”Contam...que,” “Havia um ...”; Um certo ...em...”;

- evitar apresentar ensinamentos explicitamente, procurando diluí-los ao longo do texto;

  considerar se o  leitor conseguirá compreender o texto;

- fazer um texto atrativo para o leitor;

- Organizar os parágrafos de maneira adequada

10º- Utilizar os sinais de pontuação de maneira adequada

11º - Escrever sem erros de ortografia







0 comentários: