Tinta artesanais para crianças

Encontrei essa receita no blog Fazendo Arte com Quiane que é uma ótima sugestão para usar em casa ou na sala de aula e deixar as crianças se divertirem pintando com os dedos ou com pincéis.

Material: 1 litro de água; 1 xícara de chá de farinha de trigo ou amido de milho; 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores).

Preparo:

1 – Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso.
2 – Deixe esfriar e junte o vinagre.
3 – Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina ou o guache (uma cor em cada vidro).
4 – Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado.
5 – Para usar, distribua entre as crianças pedaços de cartolina.
6 – Retire a tinta do pote com uma colher e deixe-as desenhar com as mãos.
7 – Coloque os trabalhos para secar à sombra.

Outra dica de tinta

Quem faz artesanato com frequência sabe que muitas das matérias-primas utilizadas nas criações podem ser produzidas do zero, originando um produto autêntico e 100% caseiro! A Praça do Artesanato traz agora um passo a passo para a produção de tinta!
Passo a Passo: Tinta para as crianças pintarem com os dedos!
Atenção: essa tinta não é para ser usada por pintores profissionais ou projetos mais importantes. É uma tinta bastante adequada para as crianças usarem durante as suas experiências pintando com o dedo! A receita abaixo não tem riscos de alergia e, o melhor de tudo, não deixa manchas!
Ela é muito simples e barata de fazer. Eis o material necessário:
- ½ xícara de maisena
- 2 xícaras de água
- 2 colheres de açúcar
- 1 colherzinha de chá
- Corante para comida
O modo de preparo não tem segredo. Coloque a maisena em uma panela e adicione água aos pouquinhos, misturando devagar. Depois, acrescente o açúcar e o sal e leve ao fogo baixo. Preste bastante atenção! Misture até que a consistência esteja igual à de tinta. Tire a receita do fogo e mexa bem até esfriar. Quando a mistura estiver fria, divida-a em pequenos receptáculos, onde você vai acrescentar, separadamente, o corante para comida nas cores que desejar para obter os tons da tinta. Tome cuidado na hora de acrescentar o corante: vá aos pouquinhos, para não correr o risco de passar da cor desejada. Mexa até a composição ficar uniforme e, voilà, você tem várias tintas em mão, perfeitas para os filhos brincarem!
Dica: ao contrário das tintas compradas, que tem alta durabilidade, a tinta em questão “prescreve” em alguns poucos dias. Nesse período, deve ser armazenada na geladeira. Produza em baixa quantidade, para não correr o risco de desperdiçar! Se tentar a receita, volte para contar para a gente o que os seus filhos, sobrinhos, afilhados ou sobrinhos acharam!

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Postagens mais visitadas

Seguidores

Google+ Followers

Scroll to top