Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

29 julho 2012


SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES –  DIA DOS PAIS

Turma: Infantil I                                   Professora:

Tema: “Coisas do Papai”                      Tempo de duração: 2 semanas
JUSTIFICATIVA:
Com a chegada do Dia dos Pais, figura importante na constituição da família, trabalharemos com algumas características da figura paterna destacando “coisas” que representem o papai. 

OBJETIVOS:
ü  Conhecer algumas características que identifiquem os pais

ü  Valorizar a figura paterna

ü  Realizar atividades que envolvam a figura paterna

Conteúdos:
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais
Conhecimento de algumas atividades que representem a figura paterna.
- Observação de obras de arte que retratem a figura paterna.
- Representação por meio de desenhos e pinturas de coisas que o papai gosta

Valorização da figura paterna.


Etapas Prováveis e Orientações Didáticas:

- Observação de obras de artistas que representem a figura do pai.

O.D.: Trazer para as crianças obras de arte que representem a figura paterna para que observem o traçado, as cores e profundidade e demais características.

-  Observação de fotos do Papai

O.D.: Enviar um bilhete para que tragam uma foto do papai. Em roda, socializar as fotos, propondo que cada um fale sobre as características de seu pai
-  Representação do Papai

O.D.: Entregar uma folha para que façam o autorretrato do papai.
-  Coisas do Papai “Churrasco”

O.D.: Em roda conversar sobre as coisas que o papai gosta, destacando o churrasco. Em seguida propor que façam o contorno dos utensílios do churrasco em uma folha com canetinha preta e que pintem ou façam uma colagem.

- Contorno de carros

O.D.: Conversar sobre esse meio de locomoção que os pais utilizam com muita frequência. Em seguida entregar o contorno de vários carros para que escolham o qual querem para enfeitarem com diferentes tipos de papéis.

- Elaboração de um cantinho dos carrinhos
O.D.: Junto com as crianças confeccionar garagens e uma pista pra o nosso cantinho do carrinho.

- Conhecer as músicas da década do papai.

O.D.: Trazer algumas músicas da década de 70 e 80 para apresentar para as crianças. Levar as crianças a ouvirem e apreciarem algumas dessas músicas.


Reações:

0 comentários: