Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

29 julho 2012

ATIVIDADES OLIMPÍADAS


Sequência Didática: Olimpíadas
Tema: Meu Corpo em Movimento
Turma: Infantil I - integral                                                     Professora:
Tempo de Duração: 2º Semestre
Eixo trabalhado: Movimento

Justificativa:
Desde a sua origem na Grécia, os jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da terra. Antigamente, era conhecido como um período de paz entre as lutas, hoje, atletas do mundo inteiro se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e religiões, é o momento onde o esporte é valorizado, mostrando a sua força, acima das diferenças e das guerras.
Este momento deve ser aproveitado ao máximo, para que as crianças possam conhecer outros povos e diferentes culturas, deixando de lado a competição e ao mesmo tempo torcendo e incentivando atletas e a prática de esportes.
Os jogos e o destaque da mídia colaboram para a curiosidade e interesse das crianças sobre este tema tão rico, colaborando para a formação de uma atmosfera de otimismo e esperança. Aproveitando a curiosidade das crianças, tem-se um momento único para colaborar com a formação de ética e valores cidadãos de respeito ao outro em sua individualidade.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a
OBJETIVO GERAL:
Ao final do trabalho espera-se que os alunos possam:
            Conhecer este evento esportivo , reconhecendo, valorizando e respeitando as diversas modalidades de esporte

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Trabalhar para que os alunos possam:
Conhecer e praticar as variadas modalidades esportivas, através de jogos e brincadeir
Desenvolver o gosto pelo esporte
Reconhecer algumas modalidades esportivas.
Competir lidando com questões de ganhar e perder, posicionando-se em prol de competições saudáveis.
Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes, através de
rodinhas de conversas
CONTEÚDOS PROPOSTOS
Conteúdos Conceituais
Conteúdos Procedimentais
Conteúdos Procedimentais
Conhecer e praticar as variadas modalidades esportivas, através de jogos e brincadeiras;
Desenvolver o gosto pelo esporte
Reconhecer algumas modalidades esportivas.

Competir lidando com questões de ganhar e perder, posicionando-se em prol de competições saudáveis.
Fazer atividades de movimento de forma lúdica e prazerosa
Valorizar práticas esportivas, suas conquistas corporais e a dos colegas.
Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes, através de rodinhas de conversa.

Etapas prováveis
Etapa 1 - Atividade desencadeadora
A professora vai levar para a sala de aula fotografias de diferentes modalidades e de esporte.Os alunos vão expor seus conhecimentos sobre o assunto. Depois vai mostrar o símbolo das Olímpíadas vai perguntar se eles conhecem este símbolo e o qual a relação dele com as fotos apresentadas. Á partir das respostas a professora vai propor aos alunos uma Mini – Olimpíada.
·        Pesquisa de fotografias de esportistas
·        Rodas de reflexão sobre os esportes abordados
·        Compartilhar as fotos em roda
·        Fazer um álbum esportivo com as crianças
·        Confecção de medalhas
·        Competições através das modalidades estudadas
Modalidades a serem estudadas:
·        Atletismo: corrida/ arremesso/corrida de obstáculos/saltos
·        Ginástica artística, rítmica
·        Vela
AVALIAÇÃO
Partindo das idéias de Hoffmann(2001), Hadji(2001), Mendéz(2002), entre outros, a avaliação deve ser contínua global e formativa. Desse modo, os instrumentos avaliativos são – testes de níveis de linguagem, observação da evolução do raciocínio lógico matemático, tarefas e relatório final, referente ao desenvolvimento do grupo.
Reações:

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente justificativa e ótima sequência didática!! Adorei!!

Flávia Lopes disse...

Muito bom! Parabéns! 👏👏👏👏