«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

21 julho 2012

§ Relatório de aluno

RELATÓRIO DO ALUNO ( c/ dificuldades)

1º Bimestre

O aluno foi muito bem recebido por todos em nosso ambiente escolar, sem problemas de adaptação.

Demonstra solidariedade e respeito, junto ao seu grupo de convivência.

Matemática: Apresentou grandes dificuldades em relação aos conteúdos do primeiro bimestre, conseguindo realizá-los somente com intervenção da professora. Neste bimestre foram dados os seguintes conteúdos: leitura e escrita dos números de 0 à 20, conjunto, contagem, adição, subtração, formas geométricas, situações-problemas, calendário, maior e menor. O aluno apresentou dificuldades nas atividades de contagem, se perdendo com facilidade ao fazer a escrita e a soma dos números. Dificilmente utiliza-se de noções simples para cálculo mental. Percebe semelhanças e diferenças no espaço em que vive. Reconhece e realiza atividades de sequência numérica com intervenção da professora. Nomeia as formas geométricas e as reconhece em objetos do cotidiano.

Linguagem Oral: Neste bimestre foram dados os seguintes conteúdos: textos diversos, leitura e escrita do alfabeto ( maiúsculo e minúsculo), escrita espontânea, os nomes dos colegas, produção de texto coletivo, ditado e formação de palavras ( sílabas). De todos os conteúdos aplicados, o aluno apresentou dificuldades mesmo sendo aplicado em atividades diferenciadas. Esqece com muita facilidade o que foi apredendido. Faz confusão com algumas letras do alfabeto. Raramente participa das aulas de oralidade, (somente quando questionado).

Natureza e Sociedade: Foram dados os seguintes conteúdos: higiêne pessoal, natureza ( plantio), família, moradia, as pessoas, os cinco sentidos, brinquedos e brincadeiras, características físicas ( quem é você), semelhanças e diferenças. O aluno apresentou um bom desempenho em relação aos conteúdos dado. Reconhece e nomeia funcionários da escola especificando o cargo que ocupam. Confronta acontecimentos no tempo, tendo como referência: Anterioridade, posterioridade e simultaneidade com bom desempenho. Entende as regras do grupo escolar, respeitando-as e fazendo uso de seus direitos e deveres. Aplica acontecimentos relacionados a sua vida e de sua família.

Reconhece e identifica os elementos naturais e culturais, como formadores do meio. Possui atitude responsável em relação à preservação da natureza. Utiliza a linguagem oral para observar e descrever a paisagem. Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a. Di Identifica as partes dos vegetais e com auxílio às classifica. Nomeia características do corpo humano, nomeando as partes que o compõe (cabeça, tronco e membros). Entende os órgãos dos sentidos e quanto são necessários ao ser humano. Com autonomia reconhece a importância do asseio corporal para a manutenção da saúde. Adota as necessidades de bons hábitos de alimentação. Participa de experiências.

Artes: Neste bimestre, os conteúdos de arte foram os seguintes: brinquedo com sucata, quebra-cabeça, máscara, pintura, dança e brincadeiras de mímica.

O aluno participou das aulas com bastante intusiasmo, assimilando todo o conteúdo dado em artes.

2º Bimestre

O aluno apresentou avanços em relação ao diagnóstico inicial no início do ano letivo e aos conteúdos dados no segundo bimestre .

Matemática: Conteúdos: dias da semana e mês, adição e subtração, leitura e escrita dos números, situações- problemas, jogos, números ímpares e pares, estimativa, cubo e quadrado, gráfico e sistema monetário. O aluno obteve avanços e, conseguiu realizar, as seguintes atividades sem intervenção da professora: escrita dos números e contagem, dias da semana, nomear formas geométricas e reconhecer algumas cédulas do sistema monetário brasileiro. Em outras atividades, apresentou grandes dificuldades em assimilar os conteúdos dado e necessitou de intervenção constante ao realizá-las como: situações- problemas, somar e subtrair, números ímpares e pares, estimativa e gráfico

Linguagem Oral: Conteúdos: ordem alfabética, maiúsculas e minúsculas; textos diversos; interpretação de textos, oral e escrito; leitura de palavras ( individul e coletiva); escrita espontânea; parlendas; sílabas, sistematização de letra e som ; ditado e auto ditado. O aluno necessitou de intervenção ao realizar as seguintes atividades: ordem alfabética, letras maiúsculas e minúsculas, interpretação de texto escrito, leitura de palavras, sílabas e escrita espontânea. Esquece com muita facilidade o que aprendeu. Necessita de um tempo maior para copiar do quadro e realizar suas tarefas. Tem leitura fluente com compreensão.

Natureza e Sociedade: Foram dados os seguintes conteúdos: animais de estimação, alimentação e habitat dos animais, como os animais se locomovem, tipos de aves, plantas ameaçadas de extinção, características dos animais.

Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a. Classifica os animais através de suas características (pelos, penas, escamas), também nomeia o habitat natural de cada um deles. Reconhece as partes de um planta e sabe o quanto precisamos delas para sobreviver. Participou das rodas de conversa dando suas idéias e opiniões

Artes: Neste bimestre, os conteúdos de arte foram os seguintes: brinquedo com sucata, quebra-cabeça, máscara, pintura, dança e brincadeiras de mímica.

O aluno participou das aulas com bastante intusiasmo, assimilando todo o conteúdo dado em artes.

RELATÓRIO DO ALUNO ( Ótimo aluno)

1º Bimestre

O aluno foi muito bem recebido por todos em nosso ambiente escolar, sem problemas de adaptação.

Demonstra solidariedade e respeito, junto ao seu grupo de convivência.

Matemática: O aluno atingiu com satisfação a todos os objetivos propostos. Neste bimestre foi dado os seguintes conteúdos: leitura e escrita dos números de 0 à 20, conjunto, contagem, adição, subtração, formas geométricas, situações-problemas, calendário, maior e menor. Utiliza-se de noções simples para cálculo mental. Percebe semelhanças e diferenças no espaço em que vive. Reconhece e realiza atividades de sequência numérica. Nomeia as formas geométricas e as reconhece em objetos do cotidiano.

Linguagem Oral: Neste bimestre foram dados os seguintes conteúdos: textos diversos, leitura e escrita do alfabeto ( maiúsculo e minúsculo), escrita espontânea, os nomes dos colegas, produção de texto coletivo, ditado e formação de palavras ( sílabas). De todos os conteúdos aplicados, o aluno apresentou um bom resultado, atingindo todos os objetivos sem dificuldades. Faz leitura de palavras , frases e pequenos textos assim, como o registro dos mesmos , sem auxílio da professora.Seria e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia.

Natureza e Sociedade: Foram dados os seguintes conteúdos: higiêne pessoal, natureza ( plantio), família, moradia, as pessoas, os cinco sentidos, brinquedos e brincadeiras, características físicas ( quem é você), semelhanças e diferenças. O aluno apresentou um bom desempenho em relação aos conteúdos dado. Reconhece e nomeia funcionários da escola especificando o cargo que ocupam. Confronta acontecimentos no tempo, tendo como referência: Anterioridade, posterioridade e simultaneidade com bom desempenho. Entende as regras do grupo escolar, respeitando-as e fazendo uso de seus direitos e deveres. Aplica acontecimentos relacionados a sua vida e de sua família.

Reconhece e identifica os elementos naturais e culturais, como formadores do meio. Possui atitude responsável em relação à preservação da natureza. Utiliza a linguagem oral para observar e descrever a paisagem. Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a. Identifica as partes dos vegetais e às classifica. Nomeia características do corpo humano, nomeando as partes que o compõe (cabeça, tronco e membros). Entende os órgãos dos sentidos e quanto são necessários ao ser humano. Com autonomia reconhece a importância do asseio corporal para a manutenção da saúde. Adota as necessidades de bons hábitos de alimentação. Participa de experiências.

Artes: Os conteúdos de arte foram os seguintes: brinquedo com sucata, quebra-cabeça, máscara, pintura, dança, desenhos e brincadeiras de mímica.

Neste bimestre, o aluno se destacou ainda mais na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar personagens; consegue entrar com facilidade no mundo do imaginário, sem se ater a ele, pois distingue a diferença entre o mundo de seus sonhos e a realidade. Possui um bom desenvolvimento artístico e lógico. Tem aprimorado cada dia mais seu campo visual, dimensão, proporção, lateralidade, noções de perspectivas e estratégia. Elabora bem sua produção artística usando todos os meios possíveis para se expressar com clareza por meio dela.

2º Bimestre

Matemática: Conteúdos: dias da semana e mês, adição e subtração, leitura e escrita dos números, situações- problemas, jogos, números ímpares e pares, estimativa, cubo e quadrado, gráfico e sistema monetário. Realiza cálculos de adição e subtração sem auxilio do professor solucionando problemas do cotidiano conseguindo estabelecer relações e representando os numerais e suas quantidades e busca resolve-los. Classifica, seria e ordena objetos, compreende o sistema de numeração decimal. Utiliza adequadamente os símbolos de linguagem matemática. Identifica várias formas geométricas reconhecendo-as em objetos do nosso cotidiano. Quanto os dias da semana e mês, o aluno obteve uma boa assimilação e fixação do conteúdo. Faz a leitura e a escrita dos números corretamente.

Linguagem Oral: Conteúdos: ordem alfabética, maiúsculas e minúsculas; textos diversos; interpretação de textos, oral e escrito; leitura de palavras ( individul e coletiva); escrita espontânea; parlendas; sílabas, sistematização de letra e som ; ditado e auto ditado. Expressa-se com clareza e constrói argumentação .Adquiriu autonomia nas atividades de interpretação de textos, respondendo as perguntas com coerência . Reconhece a função social da língua escrita. Consegue copiar do quadro e realizar suas atividades, respeitando os espaços do caderno. Reconta as histórias e consegue criar outro final. Sabe diferenciar as letras maiúsculas das minúsculas. Partipa constantemente das aulas de oralidade dando suas idéias e opiniões.

Natureza e Sociedade: Conteúdos: animais de estimação, alimentação e habitat dos animais, como os animais se locomovem, tipos de aves, plantas ameaçadas de extinção, características dos animais.

Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a. Classifica os animais através de suas características (pelos, penas, escamas), Também nomeia o habitat natural de cada um deles. Reconhece as partes de um planta e sabe o quanto precisamos delas para sobreviver. Participou das rodas de conversa dando suas idéias e opiniões

Artes: Neste bimestre, os conteúdos de arte foram os seguintes: brinquedo com sucata, quebra-cabeça, máscara, pintura, dança e brincadeiras de mímica.

O aluno participou das aulas com bastante intusiasmo, assimilando todo o conteúdo dado em artes.

Fonte:http://planosdeensino.no.comunidades.net/index.php?pagina=1842705709

0 comentários: