Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

26 julho 2012

Hipóteses da escrita e sugestões de atividades.



Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criança tem suas próprias idéias de como ler e escrever.
Ao compreendermos que a criança chega à escola trazendo muitos "saberes" sobre leitura e escrita, construídos a partir das suas vivências, estamos possibilitando que ela faça leituras e escritas segundo suas possibilidades e de acordo com os conhecimentos que foram construídos até aquele momento.
As pesquisas realizadas por Emília Ferreiro mostram-nos que a criança aprende a ler e a escrever porque é desafiada a confrontar suas hipóteses sobre leitura e escrita com outras possibilidades (convencionais) que serão oferecidas pelo professor.
As pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky apontam para as hipóteses que a criança constrói neste processo. Estas hipóteses estão descritas em seu livro ''A Psicogênese da Língua Escrita": .

 HIPÓTESE PRÉ-SIlÁBICA:


CARACTERÍSTICAS:


- Escrever e desenhar têm o mesmo significado;


- Não relaciona a escrita com a fala;


- Não diferencia letras de números;


- Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;


- Supõe que a palavra representa o objeto e não o seu nome;


- Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas
Têm um nome pequeno (realismo nominal);
- Usa as letras do nome para escrever tudo;


- Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;


- Leitura global: lê a palavra como um todo.


CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:


- Que sinais-eu uso para escrever palavras?


- Conhecer o significado dos sinais escritos.


AVANÇOS:


- Diferenciar o desenho da escrita;


- Perceber as letras e seus sons;


- Identificar e escrever o próprio nome;


- Identificar o nome dos colegas;


- Perceber que usamos letras diferentes em diferentes posições.


ATIVIDADES FAVORÁVEIS:


- Desenhar e escrever o que desenhou;


- Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,


utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;


- Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia;


- Ter contato com diferentes portadores de textos;


- Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;


- Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc;


- Conversar sobre a função da escrita;


- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
- Bingo de letras;


- Produção oral de histórias;


- Escrita espontânea;


- Textos coletivos tendo o professor como escriba;


- Aumentar o repertório de letras;


- Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.


- Comparar e relacionar palavras;


- Produzir textos de forma não convencional;


- Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;


- Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;


- Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;


- Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;


- Completar palavras usando a letra inicial e final;


- Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.


HIPÓTESE SILÁBICA:CARACfERÍSTICAS:


- Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo,


- Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra.


- Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema.


- Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.


CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:


- A escrita está vincula à pronúncia das partes da palavra?


- Como ajustar a escrita à fala?


- Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?


AVANÇOS:


- Atribuir valor sonoro às letras.


- Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala.


- Perceber que palavras diferentes são escritas com letras em ordens diferentes.


ATIVIDADES FAVORÁVEIS:


- Todas as atividades do nível anterior.


- Comparar e relacionar escritas de palavras diversas.


- Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...).


-Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo =


c m l ou a e o.


- Relacionar personagens a partir do nome escrito.


- Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial.


-Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas:


Reconhecer letras em um pequeno texto conhecido.
- Leitura de textos conhecidos.


- Relacionar textos memorizados com sua grafia.


-Cruzadinhas.


- Caça-palavras.


- Completar lacunas em textos e palavras.


- Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo.


- Evidenciar rimas entre as palavras;


- Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;


-Jogos variados para associar o desenho e seu nome;


- Colocar letras em ordem alfabética;


- Contar a quantidade de palavras de uma frase.


SILÁBICO-ALFABETICO: CARACTERÍSTICAS
- Compreende que a escrita representa os sons da fala;


- Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;


- Reconhece o som das letras;


- Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes:


bola= ao ou bl;


- Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo = kblo.


CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:


- Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas?


- Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala?


- Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres?


AVANÇOS:


- Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário;


- Atribuir o valor sonoro das letras.


ATIVIDADES FAVORÁVEIS:


- As mesmas do nível anterior;


- Separar as palavras de um texto memorizado;


- Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece:


associar o "GA' do nome da "GABRlELA' para escrever "GAROTA', "GA VETA' ... ;
- Ditado de palavras conhecidas;


- Produzir pequenos textos;


- Reescrever histórias.


ALFABÉTICO: CARACTERÍSTICAS
- Compreende a função social da escrita: comunicação;


- Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;


- Apresenta estabilidade na escrita das palavras;


- Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;


- Procura adequar a escrita à fala;


- Faz leitura com ou sem imagem;


- Inicia preocupação com as questões ortográficas;


- Separa as palavras quando escreve frases;


- Produz textos de forma convencional.


CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:


- Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra?


- Como distingüir letras, sílabas e frases?


- Como aprender as convenções da língua escrita?


AVANÇOS:


- Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação).


-Usar a letra cursiva.


ATIVIDADES FAVORÁVEIS:


- Todas as anteriores;


- Leituras diversas;


- Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades


ortográficas em momentos em que isto seja significativo;


- Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases;
ordenar o texto;


-jogos diversos como bingo de letras e palavras; forca ...
Fonte:http://ensinar-aprender.blogspot.com.br
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