“Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes”.

A.Cury

04 junho 2012

Projeto:Era uma vez Chapeuzinho Vermelho - Artes Visuais

E.E.”Professora Hélia Divino de Souza”
Projeto: Era uma vez Chapeuzinho Vermelho...
Público Alvo: Alunos do 4º ano do ensino fundamental
Professora responsável – Andréa Flávia de Brito Gonçalve
Disciplina: Artes Visuais
Duração: 2º  e 3º Bimestre de 2012

Justificativa
A literatura infantil é fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e ávida práticas do imaginário e o real, de ideais e sua possível/ impossível realização. Conhecendo os contos de fadas, o ser humano se defronta com eternos dilemas que enfrentam ao longo de seu amadurecimento emocional. As características que dividem as personagens em boas e más, belas ou feias, poderosas ou fracas facilita a compreensão de certos valores básicos de conduta e convívio social.
Tal dicotomia, transmitida através de uma linguagem simbólica ajuda na formação ética, pois os contos de fadas trazem em suas entrelinhas categorias de valores perenes e costumes que ajudam a elaborar a vida dos indivíduos diante de situações conflitantes e fantásticas. Estudando esse tipo de texto que teve como matéria - prima, narrativas folclóricas ligadas às camadas populares da Europa, os alunos compreendem o desenvolvimento da civilização, resgatando visões valores e culturas inseridos de acordo com cada época, refletindo também sobre o enfoque destas histórias na realidade de hoje destacando os conflitos sociais atuais e seus sentimentos em relação a eles.
A presença da literatura infantil, dentro do processo ensino-aprendizagem, possibilita a criança obter vivências diversificadas afetivo-emocionais, reorganizando as suas percepções do mundo e desse modo possibilitando uma ordenação de suas experiências. Apresenta-se ainda, como coluna mestra, uma vez que dá oportunidade de trabalhar de maneira agradável todas as disciplinas, sendo um dos principais veículos de transmissão de conteúdos específicos.

Objetivo Geral:

  • Utilizar a literatura infantil como apoio na analise e produção de diferentes obras artísticas.

Objetivos Específicos

  • Reconhecer os códigos de linguagem artística e suas relações com o contexto histórico
  • Valorizar a leitura como fonte de informação, via acesso aos mundos criados pela literatura possibilitando fruição estética.
  • Observar as evoluções artísticas bem como a utilização da arte digital na produção de novas versões e obras
  •  Analisar a linguagem pictórica - formas geométricas em elementos naturais e nos objetos criados pelos homens e construí-las, linhas, curvas, cores entre outros elementos que a compõe.
  • Incentivar a criação, criatividade na elaboração de obras.
  • Estabelecer relações entre o presente e o passado.

Metodologia:

  • Trabalhos coletivos e individuais
  • Leitura de diferentes portadores textuais
  • Leitura de imagens
  • Confecção de livrinhos
  • Cartazes
  • Diário dos alunos contando sobre o projeto
  • Dramatizações
  • Discussões
  • Exposição oral tanto por parte dos alunos quanto por parte da educadora
  • Pesquisas
  • Montagem de maquetes
  • Utilização de recursos digitais para montagem de curta-metragem e livro digital

Introdução:
  • Os alunos vão assistir o filme:Deu a louca na Chapeuzinho I depois faremos o levantamento dos conhecimentos prévios dos mesmos sobre o assunto.

Estratégias

Utilizarei como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos, fazendo intervenções para desenvolver suas capacidades cognitivas afetivas, sociais, culturais.
A reflexão estará presente em sala de aula assim como projetos significativos que visem não apenas conteúdos escolares, mas a formação do aluno enquanto cidadão ativo. Para atingir os objetivos propostos trabalharei utilizando materiais diversos e recursos como: brincadeiras, fantoches, dramatizações e recursos midiáticos.

Culminância

  • Exposição da maquete da história feita pelos alunos
  • Apresentação da peça: Chapeuzinho Vermelho

Avaliação:

Será feita durante todo o processo, considerando: participação,assiduidade, compromisso, compreensão e interpretação dos conteúdos específicos trabalhados.
Anexo:
Sugestões de atividades
  • Leitura de diferentes Versões da história de Chapeuzinho Vermelho
  • Leitura de imagens do filme: Deu à louca no Chapeuzinho
  • Leitura da obra de George Frederic Watts - Capuchinho Vermelho
  • Trabalhando as cores primárias e secundárias com  Chapeuzinho.
  • Trabalhando as formas geométricas planas e não planas com Chapeuzinho (criar uma cena da história com formas geométricas)
  • Fazer dobradura de Chapeuzinho, do lobo e da casa da vovó.
  • História em quadrinhos da história
  • Dramatizações da História
  • Música da História de Chapeuzinho com Braguinha (conhecendo esse compositor)
  • Trabalhar croqui na maquete.
Reações:

0 comentários: