“Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes”.

A.Cury

16 abril 2012



Resultado de imagem para turma da monica lendo
Fonte:http://colorindonuvens.com/wp-content/uploads/2015/04/CaixaQuadrinhos-ColorindoNuvens.jpg

Projeto : Leitura
Tema: "Ler para crescer"
Público alvo: 3º ano do ensino fundamental
Justificativa:
A competência leitora é instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos externos.Ela desenvolve o pensamento crítico e reflexivo, enriquece o vocabulário e possibilita o contato com uma diversidade de portadores textuais essenciais para a organização da escrita.
A escola cabe garantir aos alunos contato com essa prática  para que eles de tornem leitores competentes autônomos ,sendo inclusos de maneira efetiva na sociedade em que vivem.
Objetivo geral

Promover momentos prazerosos de leitura visando  desenvolvimento da competência leitora dos educandos.

Objetivos Específicos:

Possibilitar momentos para que os alunos possam:
·         Entrar em contato com diferentes portadores textuais e compreendê-los.
·         Desenvolver a criticidade, autonomia enquanto leitores
·         Ter interesse pela leitura e incentivar seu hábito .
·         Estimular a imaginação de situações, lugares e personagens
·         Enriquecer o vocabulário
·         Ampliar o olhar sobre o universo cultural
Recursos
·         Diferentes portadores textuais
Desenvolvimento:
1ª etapa: Organizando a biblioteca de sala
Para que os alunos façam boas escolhas será necessário um acervo de livros para e explorarem ,, valorizarem e trocarem idéias sobre as escolhas de livros . as obras devem conter contemplar diferentes gêneros. (Baú mágico e carrinhp de leitura).
2º etapa: Escolha e organização do espaço.
Os livros serão expostos de forma acessível , visível num espaço da sala onde as crianças possam se sentar , ler ou compartilhar a leitura( tapete de leitura)
3ª etapa:Socialização da prática leitora.
Momento de oportunidades para que os alunos participarem em atos de leitura, socializando relação de leitor para leitor.
4º etapa:Mundo de leitura e Leitura de mundo.
Compartilhar motivos , estratégias e interesses de leitura com os alunos , estabelecer elo de encantamento com o fantástico mundo da leitura ( Fazer o caderno Mágico- resenha do livro).
5º etapa:Roda de leitura
A professora conduzirá a atividade formando um círculo com os alunos e lendo para eles crônicas , cantos , poemas, etc...
Será proposto neste momento, questionamentos sobre o texto lido , procurando buscar quais foram as impressões , causadas pelo livro . Esta atividade será feita semanalmente.
6º etapa:Produção do livro
A partir de histórias contadas pela professora , cada aluno fará sua reescrita para montagem de sua coletânea de textos , textos ilustrados.

Produto final:
·         Exposição dos trabalhos feitos.
·         Sarau cultural
·         Dia a ser escolhido pela direção
Reações:

0 comentários: