Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

14 março 2012

Sequência Didática: Livro-" A Bela e a fera"

Sequência Didática: Livro -" A Bela e a fera".

Tema: O dia mundial do livro

Duração: 1710 /10 à 21/10/2005

Público alvo: maternal e pré-I

Educadora: Andréa Flavia de Brito



Justificativa:



A literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e ávida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/ impossível realização.

            A presença da literatura infantil dentro do processo ensino-aprendizagem possibilita a criança obter vivências diversificadas afetivo-emocionais, reorganizando as suas percepções do mundo e desse modo possibilitando uma ordenação de suas experiências. Apresenta-se ainda, como coluna mestra, uma vez que oportuniza trabalhar de maneira agradável todas as disciplinas, sendo um dos principais veículos de transmissão de conteúdos específicos.

Objetivo geral:

·       Explorar a história, abrangendo conteúdos específicos de cada faixa etária.

Objetivos Específicos:

·       Manusear e folhear materiais diversificados;

·       Trabalhar conteúdos específicos de forma multidisciplinar;

·       Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando – a como fonte de informação;

·       Vivenciar através da história contada, emoções, estabelecendo identificações exercitando a fantasia e a imaginação, conhecendo outros lugares e tempos, etc...

·       Começar a compreender os funcionamentos comunicativos da escrita, que se escreve para ser lida, reconhecendo a sua necessidade em diferentes situações;

·       Participar de situações de intercambio oral, falando em turnos e escutando a fala de outras pessoas.

·       Promover o “Letramento” como princípio norteador dentro do trabalho.

·       Reconhecer progressivamente segmentos e elementos do seu próprio corpo;

·       Produzir textos escritos, ainda que não de forma convencional, utilizando a escrita com as concepções que possui no momento;

·       Familiarizar-se com as letras através da utilização de alfabeto – móvel;

·       Exercitar a escrita;

·       Estabelecer aproximações e algumas noções de matemática, presentes no cotidiano;

·       Fazer relações com as letras do alfabeto;

·       Trabalhar a importância do livro;

·       Reconhecer diferentes livros;

Recursos:



·       Alfabeto móvel – grande e pequeno

·       Crachás

·       Alfabeto exposto na parede

·       Revistas;

·       Filme.


Introdução: Filme: A Bela e a Fera

Culminância: Confecção de um livrinho para levar para casa

Avaliação: Será feita durante todo o processo
Reações:

0 comentários: