«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

14 março 2012

>> Sequência Didática: Livro A Bela e A Fera

Sequência Didática: Livro -" A Bela e a fera".

Tema: O dia mundial do livro

Duração: 1710 /10 à 21/10/2005

Público alvo: maternal e pré-I

Educadora: Andréa Flavia de Brito



Justificativa:



A literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e ávida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/ impossível realização.

            A presença da literatura infantil dentro do processo ensino-aprendizagem possibilita a criança obter vivências diversificadas afetivo-emocionais, reorganizando as suas percepções do mundo e desse modo possibilitando uma ordenação de suas experiências. Apresenta-se ainda, como coluna mestra, uma vez que oportuniza trabalhar de maneira agradável todas as disciplinas, sendo um dos principais veículos de transmissão de conteúdos específicos.

Objetivo geral:

·       Explorar a história, abrangendo conteúdos específicos de cada faixa etária.

Objetivos Específicos:

·       Manusear e folhear materiais diversificados;

·       Trabalhar conteúdos específicos de forma multidisciplinar;

·       Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando – a como fonte de informação;

·       Vivenciar através da história contada, emoções, estabelecendo identificações exercitando a fantasia e a imaginação, conhecendo outros lugares e tempos, etc...

·       Começar a compreender os funcionamentos comunicativos da escrita, que se escreve para ser lida, reconhecendo a sua necessidade em diferentes situações;

·       Participar de situações de intercambio oral, falando em turnos e escutando a fala de outras pessoas.

·       Promover o “Letramento” como princípio norteador dentro do trabalho.

·       Reconhecer progressivamente segmentos e elementos do seu próprio corpo;

·       Produzir textos escritos, ainda que não de forma convencional, utilizando a escrita com as concepções que possui no momento;

·       Familiarizar-se com as letras através da utilização de alfabeto – móvel;

·       Exercitar a escrita;

·       Estabelecer aproximações e algumas noções de matemática, presentes no cotidiano;

·       Fazer relações com as letras do alfabeto;

·       Trabalhar a importância do livro;

·       Reconhecer diferentes livros;

Recursos:



·       Alfabeto móvel – grande e pequeno

·       Crachás

·       Alfabeto exposto na parede

·       Revistas;

·       Filme.


Introdução: Filme: A Bela e a Fera

Culminância: Confecção de um livrinho para levar para casa

Avaliação: Será feita durante todo o processo

0 comentários: