Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

14 março 2012

Projeto Literário

Projeto literário: “Os três porquinhos”

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Projeto literário:

Tema: Livro – “Os três porquinhos”

Duração: 08 /1103/2005 à 03/12/2005

Público alvo: maternal e Pré - I

Professora: Andréa Flávia de Brito

Justificativa:

A literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e ávida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/ impossível realização.

            A presença da literatura infantil dentro do processo ensino-aprendizagem possibilita a criança obter vivências diversificadas afetivo-emocionais, reorganizando as suas percepções do mundo e desse modo possibilitando uma ordenação de suas experiências. Apresenta-se ainda, como coluna mestra, uma vez que oportuniza trabalhar de maneira agradável todas as disciplinas, sendo um dos principais veículos de transmissão de conteúdos específicos.

Objetivo geral:

·       Explorar a história, abrangendo conteúdos específicos de cada faixa etária.

Objetivos Específicos:

·       Manusear e folhear materiais diversificados;

·       Trabalhar conteúdos específicos de forma multidisciplinar;

·       Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando – a como fonte de informação;

·       Vivenciar através da história contada, emoções, estabelecendo identificações exercitando a fantasia e a imaginação, conhecendo outros lugares e tempos, etc...

·       Começar a compreender os funcionamentos comunicativos da escrita, que se escreve para ser lida, reconhecendo a sua necessidade em diferentes situações;

·       Participar de situações de intercambio oral, falando em turnos e escutando a fala de outras pessoas.

·       Promover o “Letramento” como princípio norteador dentro do trabalho.

·       Reconhecer progressivamente segmentos e elementos do seu próprio corpo;

·       Produzir textos escritos, ainda que não de forma convencional, utilizando a escrita com as concepções que possui no momento;

·       Familiarizar-se com as letras através da utilização de alfabeto – móvel;

·       Exercitar a escrita;

·       Estabelecer aproximações e algumas noções de matemática, presentes no cotidiano como: capacidade de seriação, ordenação, localização, quantidade, proporção, seqüência lógico-matemático, seqüência temporal raciocínio lógico matemático;

·       Fazer relações com as letras do alfabeto;

·       Trabalhar as cores;

·       Abranger diferentes tipos de moradia;

·       Produzir e reconhecer diferentes sons de instrumentos musicais;

·       Trabalhar os nomes das crianças e dos personagens da história;



Recursos:



  • Alfabeto móvel – grande e pequeno
  • Crachás
  • Jogos específicos para cada faixa etária como:
  • Quebra-cabeças
  • Dominós, etc...
  • Alfabeto exposto na parede
  • Números expostos na parede
  • Rotina exposta em sala de aula
  • Panfletos de lojas
Introdução: A educadora irá contar a história João e Maria e a partir daí irá questionar as crianças sobre os elementos que compõe a história. As crianças então relatarão a história e a educadora irá reescrevê-la em cartaz que será exposto para o coletivo e depois fora da sala de aula.

Culminância: Apresentação no final do ano para os pais da adaptação da obra os três porquinhos, para a história “Os Seis porquinhos”.



Avaliação: Será feita durante todo o processo


















































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