Projeto Literário

Identificação:


Projeto literário:

Tema: Livro – “Os três porquinhos”

Duração: 08 /1103/2005 à 03/12/2005

Público alvo: maternal e Pré - I

Professora: Andréa Flávia de Brito

Justificativa:

A literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e ávida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/ impossível realização.

            A presença da literatura infantil dentro do processo ensino-aprendizagem possibilita a criança obter vivências diversificadas afetivo-emocionais, reorganizando as suas percepções do mundo e desse modo possibilitando uma ordenação de suas experiências. Apresenta-se ainda, como coluna mestra, uma vez que oportuniza trabalhar de maneira agradável todas as disciplinas, sendo um dos principais veículos de transmissão de conteúdos específicos.

Objetivo geral:

·       Explorar a história, abrangendo conteúdos específicos de cada faixa etária.

Objetivos Específicos:

·       Manusear e folhear materiais diversificados;

·       Trabalhar conteúdos específicos de forma multidisciplinar;

·       Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando – a como fonte de informação;

·       Vivenciar através da história contada, emoções, estabelecendo identificações exercitando a fantasia e a imaginação, conhecendo outros lugares e tempos, etc...

·       Começar a compreender os funcionamentos comunicativos da escrita, que se escreve para ser lida, reconhecendo a sua necessidade em diferentes situações;

·       Participar de situações de intercambio oral, falando em turnos e escutando a fala de outras pessoas.

·       Promover o “Letramento” como princípio norteador dentro do trabalho.

·       Reconhecer progressivamente segmentos e elementos do seu próprio corpo;

·       Produzir textos escritos, ainda que não de forma convencional, utilizando a escrita com as concepções que possui no momento;

·       Familiarizar-se com as letras através da utilização de alfabeto – móvel;

·       Exercitar a escrita;

·       Estabelecer aproximações e algumas noções de matemática, presentes no cotidiano como: capacidade de seriação, ordenação, localização, quantidade, proporção, seqüência lógico-matemático, seqüência temporal raciocínio lógico matemático;

·       Fazer relações com as letras do alfabeto;

·       Trabalhar as cores;

·       Abranger diferentes tipos de moradia;

·       Produzir e reconhecer diferentes sons de instrumentos musicais;

·       Trabalhar os nomes das crianças e dos personagens da história;



Recursos:



  • Alfabeto móvel – grande e pequeno
  • Crachás
  • Jogos específicos para cada faixa etária como:
  • Quebra-cabeças
  • Dominós, etc...
  • Alfabeto exposto na parede
  • Números expostos na parede
  • Rotina exposta em sala de aula
  • Panfletos de lojas
Introdução: A educadora irá contar a história João e Maria e a partir daí irá questionar as crianças sobre os elementos que compõe a história. As crianças então relatarão a história e a educadora irá reescrevê-la em cartaz que será exposto para o coletivo e depois fora da sala de aula.

Culminância: Apresentação no final do ano para os pais da adaptação da obra os três porquinhos, para a história “Os Seis porquinhos”.



Avaliação: Será feita durante todo o processo


















































Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Postagens mais visitadas

Seguidores

Google+ Followers

Scroll to top