Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando todos rejeitam; anima quando todos condenam; aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.

A.Cury

12 março 2012

Olimpíada

Identificação:
Projeto literário: Livro – “Hércules”
Tema: Olimpíadas
Duração: 23/08/2004 à 27/08/2004
Público alvo: maternal

Justificativa:

Os jogos olímpicos iniciaram-se na Grécia mais precisamente na cidade de Atenas e espalhou-se por todo o mundo. É o maior e mais prestigioso evento esportivo mundial, em disputa a mais de cem anos.
Sabendo-se que as crianças têm interesse por histórias e que a leitura das mesmas é um momento em que a criança pode reconhecer a forma de viver, pensar agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu.Venho oferecer ao maternal a oportunidade de fazer relações com a realidade vivenciada no momento por todo o mundo através da história “ Hécules” contribuindo para sua formação integral.

Objetivo geral:
• A história do “Hércules” como eixo norteador do trabalho, procuro trabalhar o tema olimpíadas de maneira lúdica abrangendo conteúdos específicos.

Objetivo específico:
• Relacionar a história com as olimpíadas

• Manusear e folhear materiais diversificados;
• Trabalhar conteúdos específicos de forma multidisciplinar;
• Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando – a como fonte de informação;
• Vivenciar através da história contada, emoções, estabelecendo identificações exercitando a fantasia e a imaginação, conhecendo outros lugares e tempos, etc...
• Começar a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, que se escreve para ser lido, reconhecendo a sua necessidade em diferentes situações;
• Participar de situações de intercambio oral, falando em turnos e escutando a fala de outras pessoas.
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar correr, pular, etc, desenvolvendo atitude de confiança as próprias capacidades motoras.
• Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como força, velocidade, resistência flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades do corpo;
• Promover o “Letramento” como princípio norteador dentro do trabalho.
• Produzir textos escritos, ainda que não de forma convencional, utilizando a escrita com as concepções que possui no momento;
• Familiarizar-se com as letras através da utilização de alfabeto – móvel;
• Exercitar a escrita;
• Estabelecer aproximações e algumas noções de matemática, presentes no cotidiano.
• Brincar com a música, imitar inventar e reproduzir criações musicais
• Explorar as habilidades gestos, ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
• Aperfeiçoamento de gestos relacionados à preensão como o lançamento, por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.
• Valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança;
• Valorização de suas conquistas corporais.


Introdução:
• Dinâmica das cores para a formação de equipes. Serão utilizadas quatro cores da bandeira olímpica visando misturar todas as salas formando equipes que se enfrentarão durante toda a semana.

Estratégias:
• Assistiremos ao filme da Disney: Hércules
• Interpretação do filme
• Leitura da história do Hercules
• Discussão sobre persistência, determinação, superação de limites.
• Relação com o tema olimpíada
• Exposição oral feita pela educadora sobre dos jogos olímpicos, significados de símbolos, mascote, medalhas, etc...
• Confecção de medalhas olímpicas
• Confecção de mascotes (com massinha/biscuite)
• Confecção de bandeira olímpica
• Tentaremos escrever a palavra Olimpíada usando alfabeto - móvel
• Construção de texto coletivo sobre os “JOGOS MALUCOLÍMPICOS”
• Dobradura do barquinho
• Dobradura do avião
• Pesquisa: Curiosidades sobre os jogos.A mamãe em casa procurará junto com a criança alguma cosia interessante sobre os jogos e a criança irá expor para seus amiguinhos de sala sua pesquisa
• Escolheremos juntos uma música e dançaremos a mesma utilizando bolas , bambolê , fita.

Culminância:
• Entrega de medalhas e o ramo de oliveiras.

Avaliação : Será feita durante todo o processo
Reações:

0 comentários: