«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

12 março 2012

>> Projeto: A fantástica fábrica de chocolate

Resultado de imagem para a fantastica fábrica de chocolate

Fonte:http://2.bp.blogspot.com/-8zYdDzwzqyg/Ulx6PTCEAbI/AAAAAAAADvo/A-sqfxE0l5I/s1600/A+Fantastica+Fabrica+de+Chocolate.jpg


Identificação
Projeto: “A fantástica fábrica de chocolate”
Duração: 13/03 à 10/04 de 2006
Aulas utilizadas: 2h/a por semana
Público alvo: 3ª série do ensino fundamental
Professora responsável: Andréa Flavia de Brito

Justificativa
O filme a fantástica fábrica de chocolate trata de temas importantes na aprendizagem, principalmente voltado a atitudes, normas e valores inseridos em nossa sociedade. Resgata o amor, a família como eixo central de um indivíduo seguidos de sua integridade moral e ética com relação aos outros seres humanos. Tentando trabalhar esta questão de maneira diferente, despertando o interesse de meus alunos, vi a necessidade de trabalhar com este filme na terceira série do ensino fundamental.

Objetivo geral
Trabalhar com o filme de forma interdisciplinar.

Objetivos específicos
A proposta é que os alunos possam desenvolver:
-capacidade de entender diferentes linguagens, portadores textuais;
- o entendimento da narrativa (começo – meio – fim)
- criatividade na produção de textos
- capacidade de relacionar conteúdos específicos ligados à matemática, história , geografia, ciências,língua portuguesa com o filme trabalhado
- vivencie novas experiências matemáticas, para trabalhar as quatro operações fundamentais.
- capacidades cognitivas, afetivas, sociais, corporais.
-percepção na utilização de alimentos saudáveis para sua alimentação
- sensibilidade em suas atitudes para seu benefício e para a sociedade de maneira geral

Introdução
Assistiremos ao filme: A fantástica fábrica de chocolate e estaremos discutindo sobre o mesmo.

Estratégias

Língua Portuguesa
Serão explorados em língua Portuguesa os nomes dos personagens da história, dramatizações, o entendimento da história, textos ligados ao contexto da história como: poemas, classificados, receitas etc...Estarei organizando meu trabalho através dos seguintes temas de acordo com o interesse dos alunos:
- A casa - explorando a casa de Charlie e relacionando com a casa dos alunos
- A família - trabalhando com o contexto familiar que o personagem vive- promovendo discussões em sala de aula sobre normas , atitudes e valores dos personagens(valorização da família)
- O chocolate - Significado do chocolate em diferentes partes do mundo- A páscoa
- Escrevendo certo: Escrita de palavras com ch/ o alfabeto/- utilizando so nomes dos personagens da história
-Produções de textos relacionados com os textos trabalhados

Matemática
Serão criandas situações-problema envolvendo os personagens da história para entendimento das quatro operações fundamentais e sistema de numeração decimal.
Ciências
Abordaremos a utilização de diferentes alimentos para uma boa alimentação

Geografia
Serão trabalhadas as características das casas dos alunos – mapa do trajeto da casa deles até à escola
O mapa mundi - relacionando com os personagens da história que são de diferentes partes do mundo para introduzir o tema - Legendas e mapas

História
Fazendo relações das histórias de vida dos personagens e dos alunos – a história de vida de cada um

Culminância
Fecharemos o projeto com uma auto - avaliação da sala sobre a experiência de trabalhar com um filme em sala de aula

Avaliação
Será feita durante todo o processo

0 comentários: