«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

12 março 2012

>> Evento Cultural

Identificação:
Tema: Evento Cultural
Público Alvo: Maternal
Duração: 22/03/2004 à 02/04/2004
Professora responsável: Andréa Flávia de Brito

Justificativa
O Brasil é um país dotado da multiciplicidade de culturas, ou seja, há uma influência de várias culturas, que são responsáveis pela formação da cultura brasileira. Essa diversidade cultural pode ser observada nas nossas singularidades regionais.
As características que identificam a identidade de um país ou de um grupo social são demonstradas na música, no teatro, no folclore, enfim em todas as manifestações culturais. São nessas expressões que evidenciam os sentimento e pensamento de um povo.
Ao possibilitar aos alunos do maternal sua participação no Evento Cultural, dá se oportunidade aos mesmos sua inserção à cultura e conhecimento social.Volta-se no tempo e espaço histórico do homem, transcendendo o mundo particular tornando-se intemporal, pois a obra de arte não envelhece porque é sempre novo ,dando-lhes a chance de fazer novas leituras , de perceber imaginar , sentir, pensar emocionar-se e construir significados sobre o que lhes fora apresentado.Mesmo sendo data e procedência a arte consegue romper fronteiras e transcende o tempo sendo considerada patrimônio cultural de um povo.

Objetivo geral
• Conhecer costumes, cultura, sociedade e música da década de 10 através de atividades multidisciplinares.

Objetivos Específicos
• Manusear e folhear materiais diversificados;
• Trabalhar conteúdos específicos de forma multidisciplinar;
• Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando – a como fonte de informação;
• Vivenciar através da história contada, emoções, estabelecendo identificações exercitando a fantasia e a imaginação, conhecendo outros lugares e tempos, etc...
• Começar a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, que se escreve para ser lido, reconhecendo a sua necessidade em diferentes situações;
• Participar de situações de intercambio oral, falando em turnos e escutando a fala de outras pessoas.
• Promover o “Letramento” como princípio norteador dentro do trabalho.
• Reconhecer progressivamente segmentos e elementos do seu próprio corpo;
• Produzir textos escritos, ainda que não de forma convencional, utilizando a escrita com as concepções que possui no momento;
• Familiarizar-se com as letras através da utilização de alfabeto – móvel;
• Exercitar a escrita;
• Estabelecer aproximações e algumas noções de matemática, presentes no cotidiano.
• Explorar gestos e ritmos corporais para expressar nas brincadeiras e as demais situações de interação.
• Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
• Explorar as possibilidades de gestos ritmos corporais para expressar –se nas brincadeiras e nas demais situações

Introdução
Exposição oral de como a sociedade vivia na década de 10. Utilizando como material de apoio fotos da época.

Estratégias
• As crianças irão confeccionar bandeiras de alguns imigrantes que entraram no país neste período e com ajuda do alfabeto móvel escrever o nome dos mesmos.
• Confeccionaremos um piano com papelão e cola colorida
• As crianças farão um gramofone com ajuda da educadora
• Exploraremos o violão em atividade escrita. As crianças farão trabalhos artísticos (pintura com cola-colorida) e depois farão relação da palavra violão com o nome de um aluno da sala (Hugo). Depois tentarão escrever a letra o, para completar a palavra.
• Faremos móbiles com notas musicais para enfeitar tendas no evento cultural
• Trabalho coletivo: Será confeccionadas uma partitura com ajuda da educadora
• As crianças farão flautas com cartolina.
• Confeccionaremos um quadro (com cartolina) representando as crianças da época.
• Confeccionaremos um piano de papelão e cola colorida

Culminância
Exposição dos trabalhos, caracterização das crianças e dança de época (música: Jura) que serão apresentados no Evento Cultural organizado por todos os agentes envolvidos dentro da instituição escolar (pais, educadores, direção coordenação, comunidade,etc.)

Avaliação
Será feita durante todo o processo.

0 comentários: