"DIA DOS ANIMAIS"

Projeto: “Os animais”

Tema: “Dia dos animais”

Duração: 03 /10 à 07/10/2005

Público alvo: maternal e pré-I

Educadora: Andréa Flavia de Brito



Justificativa:

Devido às atitudes dos homens civilizados, que não satisfeitos em utilizar os animais para alimentar-se, suas peles para esquentar-se e seus ossos para fabricar utensílios, inventaram armas e armadilhas causando assim destruição e até mesmo a extinção dos mesmos, aos alunos da educação infantil faz-se necessário trabalhar com o tema para que os mesmos possam conhecê-los e preservá-los, tornando-se cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel fundamental na preservação da natureza.

Objetivo geral:

  • Conscientizar as crianças sobre a problemática ambiental, preservar e respeitar os animais, cuidar do ambiente em que vivem, através de atividades multidisciplinares.

Objetivos Específicos:

·        Manusear e folhear materiais diversificados;

·       Trabalhar conteúdos específicos de forma multidisciplinar;

·       Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando – a como fonte de informação;

·       Começar a compreender os funcionamentos comunicativos da escrita, que se escreve para ser lida, reconhecendo a sua necessidade em diferentes situações;

·       Participar de situações de intercambio oral, falando em turnos e escutando a fala de outras pessoas.

·       Promover o “Letramento” como princípio norteador dentro do trabalho.

·       Reconhecer progressivamente segmentos e elementos do seu próprio corpo;

·       Produzir textos escritos, ainda que não de forma convencional, utilizando a escrita com as concepções que possui no momento;

·       Familiarizar-se com as letras através da utilização de alfabeto – móvel;

·       Exercitar a escrita;

·       Estabelecer aproximações e algumas noções de matemática, presentes no cotidiano.

·       Refletir sobre atitudes e preservação dos animais

·       Trabalhar tipos de animais: aquáticos, terrestres, selvagens, aves, animais intraterreno.



                  Recursos:



·       Alfabeto móvel – grande e pequeno

·       Crachás

·       Jogos específicos para cada faixa etária como:

·       Quebra-cabeças

·       Dominós, etc...

·       Alfabeto exposto na parede

·       Números expostos na parede

·       Rotina exposta em sala de aula
Introdução: A educadora irá contar a história “Um bichinho só para mim” e a partir daí irá questionar as crianças sobre os animais.
Culminância: As crianças farão máscaras dos grupos de animais estudados para irem para casa durante toda a semana
Avaliação: Será feita durante todo o processo








Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Postagens mais visitadas

Seguidores

Google+ Followers

Scroll to top