«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

12 março 2012

>> Dia das mães

Identificação:
Tema: Dia das Mães
Duração: 03/05/2004 à 07/05/2004
Público Alvo: Educação Infantil
Professora responsável: Andréa Flávia de Brito Gonçalves

Justificativa

Vivemos num mundo em que as mudanças acontecem de forma acelerada. Estamos sempre correndo, preocupados com o tempo, que se tornou curto em relação à quantidade de tarefas que temos a realizar, e com isso acabamos nos esquecendo de coisas importantes.
Não paramos para refletir se tudo o que fazemos é necessário e se está valendo a pena, se o caminho é esse mesmo e se não estamos deixando de observar algumas orientações importantes em nosso percurso. É como se parar para isso fosse perca de tempo e não temos tempo a perder.
É nesse contexto que se encontra a nossa família. Esta que é a primeira instituição social pelo qual participamos. A figura materna esta presente neste contexto e é ela a responsável muitas vezes pela harmonia familiar. Respeita-la e ampara-la é reconhecer sua magnitude, sua paciência, seu amor para conosco. Sabendo da importância da mãe na vida da criança, e de seu papel junto a sua trajetória escolar, torna-se indispensável às crianças da educação infantil, fazer uma breve reflexão sobre as mesmas e homenageá-las através de atividades demonstrando o carinho, o apreço e a gratidão que temos para com elas já que são essenciais também dentro do contexto escolar.

Objetivo Geral
• Valorizar a figura materna.

Objetivo Específico
• Reconhecer as características físicas e emocionais da figura materna:
• Estreitar vínculos afetivos entre a família e envolve-los, refletindo sobre o amor, o respeito e a importância da mãe na vida de todos os componentes;
• Utilizar materiais diversificados na confecção de lembrancinhas para presentear as mães.

Introdução

Dinâmica de grupo: As educadoras levarão figuras de animais, objetos, etc. As crianças terão de selecionar uma destas, e em roda, farão uma exposição oral sobre a sua mãe relacionando - a com a gravura que escolheu.

Estratégias

• Montar com as crianças um cartão para a mamãe;
• Tarefa: Pedir para o papai, juntamente com seu filho, servir o café na cama para a mamãe;
• A criança deverá relatar a tarefa em sala e esta será ilustrada pela mesma;
• Tarefa: Pesquisa sobre a mamãe elaborada de acordo com a realidade de cada sala.
• Confeccionar um gráfico sobre a pesquisa.
• Tarefa: Papai e filhinho terão que presentear a mamãe com seu doce preferido e com uma flor.
• Confeccionar uma flor para a mamãe.
• Tarefa: Papai e filhinho irão contar uma história para a mamãe. O papai terá que escrever uma carta homenageando sua mulher. Esta será lacrada e entregue no dia da Festa do Dia das mães.
• Confecção de cartão gigante.

Culminância
Homenagem ao Dia das mães: Evento organizado pela escola juntamente com os educadores.

Identificação:
Tema: ”Dia das mães”
Duração: 03/05/2004 à 07/05/2004
Público Alvo: Maternal
Justificativa:
Segundo Wellinton Armanelli, para a criança a mãe é a criatura mais bela, mais bondosa, mais perfeita, de qualidades inigualáveis.Com certeza esta representação se dá, pois a mãe é responsável não só pelo conforto, carinho, pela compreensão, pelo acolhimento nas horas em que estas se sentem ameaçadas, mas são responsáveis pela concepção, ou seja, pela vida. O vínculo afetivo entre estas pessoas acontece antes mesmo do nascimento. Dentro da barriga materna o feto sente as alegrias, as tristezas, enfim as emoções que rodeiam a vida materna.Durante nove meses o bebê vive uma vida harmoniosa, a mãe lhe dá tudo que ele precisa.Ao ser concebido seu conforto lhe é tirado, mas o vínculo continua tão forte quanto antes, pois quem lhe acolhe, quem lhe dá o seio, quem lhe dá segurança é mesma que durante todo o período de gestação lhe carregou e lhe esperou com apreensão.Ela agora começará um novo percurso e que sua participação será essencial na trajetória de vida da criança.Mesmo tendo participação em um mundo moderno que exige da mesma diversas funções (família, o trabalho) ela estará sempre presente.
Mas a representação desta não se dá de uma forma unificada. Quem não conhece as mães chamadas “mães de coração?” Estas podem estar presentes nas figuras das avós, das tias, dos pais ou de outras pessoas quaisquer. Mesmo sem gerar a criança, elas têm um vínculo tão grande como se estivesse feito.
O dia das Mães é comemorado há muitos anos.Esta comemoração teve diversas origens. No Brasil em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou esta data para que seja sempre no segundo domingo do mês de maio. Este dia pode ser comemorado ou lembrado diariamente. O respeito para com a figura materna é algo que não se compra com presentes caros, mas se dá forma recíproca, pois é desta forma, que se pode homenagear alguém a quem se deva e se ame tanto.
No maternal iremos refletir sobre esta data.Este momento será aproveitado para homenagear as mães dos alunos, como forma de aproximar a família da escola, e demonstrar a gratidão que temos pelas mesmas por sua participação dentro do processo de ensino.

Objetivo geral
• Apresentar ao maternal a concepção da figura materna demonstrando e valorizando seu papel enquanto ser social e componente familiar indispensável ao desenvolvimento da criança. Ainda será feito relação do tema com os conteúdos específicos de forma transdisciplinar.


Objetivo específico
• Reconhecer as características físicas e emocionais da figura materna:
• Estreitar vínculos afetivos entre a família e envolve-los, refletindo sobre o amor, o respeito e a importância da mãe na vida de todos os componentes;
• Utilizar materiais diversificados na confecção de lembrancinhas para presentear as mamães.
• Promover o “Letramento” como princípio norteador dentro do trabalho.
• Participar de situações de intercambio oral, falando em turnos e escutando a fala de outras pessoas.
• Começar a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, que se escreve para ser lido, reconhecendo a sua necessidade em diferentes situações;
• Exercitar a escrita;
• Estabelecer aproximações e algumas noções de matemática, presentes no cotidiano.
• Reconhecer progressivamente segmentos e elementos do seu próprio corpo;
• Produzir textos escritos, ainda que não de forma convencional, utilizando a escrita com as concepções que possui no momento;
• Explorar atividades artísticas, lúdicas, corporais, teatrais.
• Relacionar a mãe com a escola a estrutura da escola.

Introdução
Dinâmica de grupo: As educadoras levarão figuras de animais, objetos, etc. As crianças terão de selecionar uma destas, e em roda, farão uma exposição oral sobre a sua mãe relacionando – a com a gravura que escolheu.

Estratégias
• Montar com as crianças um cartão para a mamãe;
• Tarefa: Pedir para o papai, juntamente com seu filho, servir o café na cama para a mamãe;
• A criança deverá relatar a tarefa em sala e esta será ilustrada pela mesma;
• Tarefa: Pesquisa sobre a mamãe elaborada de acordo com a realidade de cada sala.
• Confeccionar um gráfico sobre a pesquisa.
• Tarefa: Papai e filhinho terão que presentear a mamãe com seu doce preferido e com uma flor.
• Confeccionar uma flor para a mamãe feita com a mãozinha da criança.
• Tarefa: Papai e filhinho irão contar uma história para a mamãe. O papai terá que escrever uma carta homenageando sua mulher. Esta será lacrada e entregue no dia da Festa do Dia das mães.
• Confecção de cartão gigante.
• Relacionar o nome da criança com ao da mãe.Contar quantas letras têm o nome da mamãe.Observar quem é maior/menor mamãe ou filhinho.
• Pesquisa: As crianças irão trazer uma foto da mamãe. Na pesquisa serão consideradas: Características físicas, características emocionais, componentes familiares da vida da mamãe relacionar a escola que a mamãe estudou com a escola onde a criança estuda.
• Confeccionar gráfico com barras sobre as características físicas da mamãe.
• Fazer árvore genealógica da mamãe com ajuda de alfabeto móvel
• Fazer árvore genealógica da criança com ajuda de alfabeto móvel
• Ler a história: Sobre a escola:
• Dobradura da escola
• Depois conhecer melhor as dependências da escola e os profissionais que trabalham na escola,
• Os alunos irão desenhar a sala de aula e a professora da sala e a com ajuda do alfabeto-móvel irão escrever o nome da educadora.
• Produção de texto com a educadora como escritora.

Culminância
Homenagem ao Dia das mães: Evento organizado pela escola juntamente com os educadores.

Avaliação
Será feita durante todo o processo.


PARA O PAPAI


Tarefa: Papai:
Durante esta semana estaremos realizando atividades em homenagem ao "Dia das Mães". Conto com sua colaboração nas atividades extra-sala que serão enviadas, pois estas têm a intenção de não só comemorar este dia, mas de aproximar a família e de demonstrar a esta pessoa tão especial sua importância para com seus entes queridos.
Muito obrigada! Sem mais... Professora:

Tarefa: Papai:
Com certeza sua esposa ficará muito feliz ao receber carinhos e mimos das pessoas que ela mais ama. Já imaginou ela acordar bem cedinho e receber seu café na cama? Vai ser uma grande surpresa não acha? Com ajuda de seu(ua) filho(a) prepare esta surpresa, pois amanhã ao chegar na escola todos contarão como foi a reação da mamãe.
Boa Sorte! Professora:

Tarefa: Papai:
Nada melhor do que presentear quem a gente ama. Que tal se amanhã bem cedo você e seu(ua) filho(a) presentearem a mamãe com seu doce preferido e com uma flor. Então comecem a preparar tudo logo antes que ela descubra!
Boa Sorte! Professora:

Tarefa: Papai
Hoje vocês vão fazer o que a mamãe sempre faz para seu(ua) filhinho(a) dormir. Escolham uma história aconcheguem-se ao lado da mamãe contem a mesma para que sua esposa durma. Ela vai ficar muito contente. Depois as escondidas escreva uma carta homenageando sua esposa. Fale de sua importância e se quiser pode também declarar mais uma vez o carinho, amor, respeito e admiração que você tem por ela. Este será o momento de você abrir seu coração e de emociona-la mais uma vez. Mande esta carta em envelope lacrado na sexta-feira. No evento que estamos organizando em homenagem ao "Dia das Mães" seu(ua) filho(a) entregará esta carta em mãos.
Boa Sorte! Professora:

0 comentários: