«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

15 janeiro 2012

CONTRATO PEDAGÓGICO

Por Andréa Gonçalves


MODELO PARA ALUNOS, PAIS OU RESPONSÁVEIS, PROFESSORES E ESCOLA, VÁLIDO NO ANO LETIVO EM CURSO

   DEVERES DOS ALUNOS

Cláusula 1ª 
Respeitar todos as pessoas da escola (alunos, pais, professores, funcionários) seguindo o Regimento Escolar; assim como o Calendário Escolar e os horários estabelecidos pela escola, assumindo total responsabilidade pelos problemas advindos da não observância destes.

Cláusula 2ª
Não depredar nem destruir as dependências da escola, pertences de colegas ou qualquer recurso pedagógico (cartazes, jogos etc.). Em hipótese alguma, utilizar de gestos obscenos, agressões físicas ou verbais. Em situações de conflito procurar professores, funcionários e direção da escola para que tomem providências necessárias.

Cláusula 3ª
Cumprir deveres escolares, cuidando de seus bens materiais, mantendo seus cadernos com matérias em dia e fazendo tarefas sempre, entregando-os nos prazos estipulados.

Cláusula 4ª
Ser assíduo, faltando na escola somente quando necessário. Se o fizer em caso de algum problema de saúde, trazer o atestado médico para justificar a falta do dia. Se o aluno não comparecer em dia de avaliação, só poderá fazê-la mediante a justificativa.

Cláusula 5ª
Em sala de aula não atrapalhar o andamento das atividades tendo atitudes indisciplinares. Respeitar e seguir as orientações dos educadores em todas as atividades estipuladas.

   DEVERES DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS

Cláusula 6ª
Aos pais ou responsáveis cabe a responsabilidade de participar integramente da vida escolar de seu(ua) filho(a). Verificar cadernos, agendas, ler e assinar bilhetes, assegurar o cumprimento das primeiras cinco cláusulas, vindo à escola sempre que necessário para discutir sobre o processo de aprendizagem de seus filhos.

   DEVERES DOS PROFESSORES

Cláusula 7ª
É de inteira e exclusiva responsabilidade dos professores o planejamento das atividades e a prestação de serviços de ensino, no que se refere a marcação de datas para sondagens diagnósticas, horário, orientação, correção das atividades propostas.

Cláusula 8ª
Cabe aos professores avisar aos pais ― sempre que necessário ― sobre a vida escolar de seus filhos através de bilhetes, avisos verbais ou outros meios de comunicação.

   DEVERES DA ESCOLA


Cláusula 9ª
A Escola não se responsabiliza pela perda de objetos pessoais dos alunos, inclusive celulares, cabendo ao aluno e aos seus responsáveis a responsabilidade pelos mesmos.

Clausula 10ª
A Escola ficará responsável pela fiscalização das nove cláusulas descritas anteriormente, assim como da orientação didático-pedagógica, do horário de atividades, e das normas administrativo-disciplinares.

 ···· ···· ⟱ ···· ····


REFERÊNCIAS

AQUINO, Julio Groppa (Organizador). Erro e Fracasso na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1997.

AQUINO, Julio Groppa. Confrontos na Sala de Aula: Uma Leitura Institucional da Relação Professor-Aluno. São Paulo: Summus Editorial, 1996.

FREEPIK, Imagens Vetoriais. Recursos Gráficos para Todos.


0 comentários: