«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

03 fevereiro 2012

>> Período de Adaptação: Sequencia didática

Quando trabalhamos na Educação Infantil temos que nos preparar para receber os pequenos. Para isso, temos que nos planejar. Este ano fiz um planejamento de Sequência Didática bem simples de alguns eixos.

Sequências de Atividades

Turma: Infantil I
Professora:______________
Tema: Período de Adaptação
Eixos de trabalho: Artes. Música e Movimento


Justificativa

A escola é uma das instituições mais importantes na sociedade, sendo responsável pela formação integral dos educandos.Na vida de nossas crianças está presente em seu cotidiano, por isso é importante proporcionar momentos prazerosos para que estas possam  se sentir à vontade e integradas com este ambiente.
Por este motivo , o período de adaptação, tem que ser um momento que visa transmitir   aos discentes  momentos prazerosos , para que eles possam se sentir seguros e felizes na unidade escolar.

Objetivos
  • Proporcionar através de atividade lúdicas , momentos de integração e socialização.
  • Refletir sobre o uso adequado do ambiente escolar conhecendo a rotina.
  • Desenvolver atividades que permitam que as crianças se conheçam e interajam entre si com os professores.
  • Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor para as crianças
Conteúdos

ARTES

Conceituais
Utilizar diferentes tipos de materiais
Procedimentais
Fazer uso, com ajuda do professor, de diferentes materias como:cola, tesoura, papéis , giz de cera, lápis de cor, massinha, argila entre outros.
Atitudinal
Utilizar estes materiais tendo conscientização para que não haja desperdício.


MOVIMENTO

Conceituais
Reconhecer e explorar dferentes movimentos corporais em atividades cotidianas.
Procedimentos
Explorar movimentos corporais através de jogos e brincadeiras.
Atitudinal
Valorizar as conquistas pessoais e individuais.

MÚSICA

Conceituais
Identificar diferentes sons e ritmos voltados a linguagem musical.
Procedimentos
Manipular objetos sonoros e instrumentos musicais.
Explorar sons do próprio corpo através de jogos e brincadeiras.
Atitudinais
Valorizar a linguagem musical como patrimônio cultural.

Etapas prováveis / Orientações Didáticas

1-Atividades diversificadas.
Atividades criativas que possam despertar o interesse dos alunos.

2-Atividades com desenho
Explorar o desenho e suas possibilidades de criação.

3-Rodas de conversa.
Estimular a oralidade , a integração social dos educando através de estímulos em rodas de conversa.

4- Contando histórias
Contar histórias diversificadas, explorando a imaginação, fazendo uso de recursos como:fantoches, livros musicais, fantasias.

5-Músicas
Promover momentos para que os alunos possam ouvir, cantar  se expressar através de jogos musicais.

6- Brincadeiras
Utilizar brincadeiras diversificadas, estimulando a exploração de movimentos corporais.


0 comentários: