Quando trabalhamos na Educação Infantil , temos que nos preparar para receber os pequenos. Para isso temos que nos planejar.
Este ano fiz um planejmanto de Sequsência Didática bem simples de alguns eixos.

Sequências de Atividades:
Turma: Infantil I                    Professora:______________
Tema: Período de Adaptação
Eixos de trabalho: Artes. Música e Movimento


Justificativa:

A escola é uma das instituições mais importantes na sociedade, sendo responsável pela formação integral dos educandos.Na vida de nossas crianças está presente em seu cotidiano, por isso é importante proporcionar momentos prazerosos para que estas possam  se sentir à vontade e integradas com este ambiente.
Por este motivo , o período de adaptação, tem que ser um momento que visa transmitir   aos discentes  momentos prazerosos , para que eles possam se sentir seguros e felizes na unidade escolar.

Objetivos:
  • Proporcionar através de atividade lúdicas , momentos de integração e socialização.
  • Refletir sobre o uso adequado do ambiente escolar conhecendo a rotina.
  • Desenvolver atividades que permitam que as crianças se conheçam e interajam entre si com os professores.
  • Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor para as crianças
Conteúdos:

ARTES:

Conceituais:
Utilizar diferentes tipos de materiais
Procedimentais:
Fazer uso, com ajuda do professor, de diferentes materias como:cola, tesoura, papéis , giz de cera, lápis de cor, massinha, argila entre outros.
Atitudinal:
Utilizar estes materiais tendo conscientização para que não haja desperdício.


MOVIMENTO:

Conceituais:
Reconhecer e explorar dferentes movimentos corporais em atividades cotidianas.
Procedimentos:
Explorar movimentos corporais através de jogos e brincadeiras.
Atitudinal
Valorizar as conquistas pessoais e individuais.

MÚSICA:

Conceituais:
Identificar diferentes sons e ritmos voltados a linguagem musical.
Procedimentos:
Manipular objetos sonoros e instrumentos musicais.
Explorar sons do próprio corpo através de jogos e brincadeiras.
Atitudinais:
Valorizar a linguagem musical como patrimônio cultural.

Etapas prováveis / Orientações Didáticas;

1-Atividades diversificadas.
Atividades criativas que possam despertar o interesse dos alunos.

2-Atividades com desenho
Explorar o desenho e suas possibilidades de criação.

3-Rodas de conversa.
Estimular a oralidade , a integração social dos educando através de estímulos em rodas de conversa.

4- Contando histórias
Contar histórias diversificadas, explorando a imaginação, fazendo uso de recursos como:fantoches, livros musicais, fantasias.

5-Músicas
Promover momentos para que os alunos possam ouvir, cantar  se expressar através de jogos musicais.

6- Brincadeiras
Utilizar brincadeiras diversificadas, estimulando a exploração de movimentos corporais.


Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Postagens mais visitadas

Seguidores

Google+ Followers

Scroll to top