«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

14 janeiro 2012

LITERATURA DE CORDEL: VACA ESTRELA E BOI FUBÁ




Por Andréa Gonçalves


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Tema: A Literatura de Cordel em Vaca Estrela e Boi Fubá.
Eixos: Artes e Língua Portuguesa.
Público: Ensino Fundamental I.
Duração: Uma semana.

JUSTIFICATIVA

A Literatura de Cordel é uma manifestação literária da cultura popular brasileira. Foi introduzida no Brasil pelos portugueses no fim do século XVIII. Manifestou-se com força entre 1930 e 1960 consolidando-se sendo tradicionalmente na cultura nordestina. Nas escolas faz-se necessário introduzir este assunto para que os discentes possam reconhecer a importância desta manifestação literária como Patrimônio Histórico Cultural do povo brasileiro.


OBJETIVO GERAL

Reconhecer a Literatura de Cordel como Patrimônio Histórico Cultural do povo brasileiro.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

LÍNGUA PORTUGUESA
  • Recitar literatura de cordel despertando o interesse dos outros interlocutores;
  • Reconhecer a bibliografia da vida e obras do poeta Patativa do Assaré;
  • Utilizar marcas de oralidade (variações linguísticas) presentes no texto, compreendendo as manifestações de cultura;
  • Observar o ritmo da poesia produzido pelo uso de rimas;
  • Produzir textos orais e escritos a partir da compreensão da Literatura de Cordel, presente no gênero "Cordel";
  • Compreender a função social da Literatura de Cordel que, independente da temática escolhida, atua como um veículo de propagação de valores culturais tradicionais pertinentes ao povo de uma região;
  • Reconhecer o caráter híbrido do gênero, situado na interface entre a produção oral e a escrita, e suas marcas presentes na literatura oral e escrita;
  • Valorizar a leitura e escrita, lidando com os diferentes falares regionais, presentes em nosso país.

ARTE
  • Reconhecer a Xilogravura como uma atividade artistica; 
  • Interagir com os materiais, instrumentos e procedimentos relacionados à produção da Literatura de Cordel: Folhetos e Xilogravura; 
  • Identificar os elementos da Cultura popular e da tradição, relacionada à construção de memória coletiva, na Literatura de Cordel; 
  • Compreender os resultados do trabalho dos cordelistas fazendo relação com sua própria experiência de aprendiz e com sua experiência de vida enquanto cidadão de uma região; 
  • Conhecer e explorar a musicalidade intrínseca no texto.

RECURSOS

• Sala de vídeo;
• Sala de informática (para pesquisa);
• Materiais didáticos e paradidáticos;
• Violão;
• Bandeja de isopor;
• Tesoura;
• Lápis preto;
• Tinta Guache (coloridas);
• Rolinho e pincel;
• Folhas sulfite A4, coloridas.

ATIVIDADE DESENCADEADORA

Convidar os alunos a assistir o vídeo de Patati do Assaré: Vaca Estrela e Boi Fubá.

Rolando Boldrin canta "Vaca Estrela e Boi Fubá", acompanhado por Edmilson Capelupi
 (violão 7 cordas), Edson Alves (violão), Miltinho Edilberto (viola) e Paulo Pixu (percussão).
Fonte: TV Cultura, programa "Sr. Brasil" (1° de dezembro de 2013).

METODOLOGIA

LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO

Momento Único > Atividade desencadeadora
O trabalho se inicia discutindo a letra da música de Patati de Assaré.

1ª ATIVIDADE: CONTEXTUALIZAÇÃO

Momento Único > Conhecendo mais a canção
O passo seguinte consiste em interpretar e recitar o texto de Vaca Estrela e Boi Fubá.

2ª ATIVIDADE: PRODUÇÃO LITERÁRIA

Momento Único > Desvendando a Literatura de Cordel
Finalmente, os alunos produzem literatura de Cordel à partir da leitura. O professor pode propor à sala a escrita de um relato pessoal inspirados no texto "Vaca Estrela e Boi Fubá", analisando e refletindo sobre as características do gênero Cordel.


ARTE

INTRODUÇÃO

Momento Único > Atividade desencadeadora
Vivenciar o ato de cantar em sala de aula. Você e/ou um aluno podem tocar um instrumento para acompanhar o grupo.

1ª ATIVIDADE: CONTEXTUALIZAÇÃO

Momento Único Descobrindo a Xilogravura
Os alunos em dupla devem pesquisar sobre estampas feitas a partir do entalhe em madeira, e depois escrever um pequeno texto expondo o que aprenderam sobre a técnica.

2ª ATIVIDADE: PRODUÇÃO ARTÍSTICA

1º Momento > Gerando as próprias gravuras
Confecção de composições relacionadas aos relatos elaborados nas aulas de Língua Portuguesa.

2º Momento > Experimentando com tecnologias
Criação de um vídeo feito em Power Point representando a música "Vaca Estrela e Boi Fubá".

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados durante todo o processo através de portfólios (um para cada eixo abordado), confeccionados por eles, organizados em duplas.

CULMINÂNCIA

Apresentação dos materiais elaborados pelos discentes e da música "Vaca Estrela e Boi Fubá".

 ···· ···· ⟱ ···· ····


REFERÊNCIAS

ANDRADE, Claudio Henrique Sales. Aspectos e Impasses da Poesia de Patativa do Assaré. Tese de Doutorado. São Paulo: Biblioteca Digital USP-FFLCH, 15 de agosto de 2008.

TV Cultura. Programa Sr. Brasil: Vaca Estrela e Boi Fubá, por Ricardo Boldrin. 1° de dezembro de 2013. Acesso em 10 de fevereiro de 2014.


0 comentários: