«UM BOM EDUCADOR ABRAÇA QUANDO TODOS REJEITAM; ANIMA QUANDO TODOS CONDENAM; APLAUDE OS QUE NUNCA SUBIRAM AO PÓDIO; VIBRA COM A CORAGEM DE DISPUTAR DOS QUE FICARAM NOS ÚLTIMOS LUGARES. NÃO PROCURA O SEU PRÓPRIO BRILHO, MAS FAZ-SE PEQUENO PARA TORNAR OS SEUS FILHOS, ALUNOS E COLEGAS DE TRABALHO, GRANDES». (AUGUSTO CURY)

16 janeiro 2012

§ Eixos trabalhados no Berçário I: Algumas ideias

Movimento:
Estabilização, locomoção e movimento

O movimento é importante dimensão do desenvolvimento da cultura humana.O movimento humano é mais do que simples deslocamento do corpo e espaço :Constitui-se numa linguagem que permite as crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressões. Neste sentido a instituição infantil deve favorecer um ambiente físico social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas , e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios.”
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil
Cantinho da Estabilização e locomoção
No cantinho da estabilização e locomoção os bebês adoraram brincar na na piscina de bolinhas.Onde experimentaram diversos movimentos.Brincaram com bolas de diversos tamanhos,túnel,rolos de espumas , na barra de espelhos fazendo expressões faciais e na tenda onde adoram se esconder.Muitos começaram a andar , experimentando subir, descer .

Cantinho fundo do mar





Cantinho da Manipulação

No cantinho da manipulação os bebês manusearam com muito interesse diversos materiais como:potes diversos, tintas , sucatas,caixas, garrafas com canetões,balde para colocar coisas dentro e fora, móbiles,Brinquedos sonoros, cubos de espuma e de plástico,bonecas,chocalhos ,brinquedos de borracha,bichos de pelúcia, garrafas e diferentes tamanhos,brinquedos de encaixar, painel de peixinhos com velcro.

Cantinho animais da fazenda

Tapete sensorial


LINGUAGEM

Aprender uma língua não é somente aprender as palavras , mas também os seus significados culturais, e com eles os meios pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural
entendem ,interpretam e representam a realidade.”
Referêncial Curricular para a Educação Infantil

Ao proporcionar experiências significativas aos bebês de aprendizagem da língua por meio do
trabalho de Linguagem Oral, ampliam-se as capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo.

O cantinho da Linguagem

No cantinho da linguagem foram apresentados diversos livrinhos :de pano,borracha, musical , com dobraduras, livros gigantes, fantoches,figuras de seres humanos e animais.Os bebês adoraram participar destas atividades.Manusearam,observam e até mostraram os livrinhos e figuras que acharam interessantes para os coleguinhas , professora e educadoras. Alguns já falam nomes de animais e personagens das historinhas . A maioria compreende ordens simples como:Vem cá, dar
tchau, bater palminhas, pega a bola, dá pra mim



Cantinho da Manipulação

No cantinho da manipulação os bebês manusearam com muito interesse diversos materiais como:potes diversos, tintas , sucatas,caixas, garrafas com canetões,balde para colocar coisas dentro e fora, móbiles,Brinquedos sonoros, cubos de espuma e de plástico,bonecas,chocalhos ,brinquedos de borracha,bichos de pelúcia, garrafas e diferentes tamanhos,brinquedos de encaixar, painel de peixinhos com velcro.

Cantinho fundo do mar


Solário

No solário as atividades envolveram manipulação locomoção e estabilização. Lá os bebês balançaram,escorregaram , brincaram com móbiles baixos,participam de brincadeiras com cantigas gestos,empurram carrinhos brincam com bolinhas de sabão , tentaram correr, brincaram com bolas diversas, chutando , arremessando.
Música

“O ambiente sonoro , assim como a presença de música em diferentes situações do cotidiano fazem com que os bebes iniciem o processo de musicalização de forma intuitiva .”
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Ao inserir-se a música na prática diária do ambiente educativo, a mesma pode tornar-se um importante elemento auxiliador no processo de aprendizagem desenvolvendo a coordenação motora – o ritmo, auxiliando na formação de conceitos, no desenvolvimento da auto-estima e na interação com o outro.

Cantinho da música

Neste cantinho os bebês ouviram , brincaram , imitaram e tentaram reproduzir produções musicais através do balbucio.Participaram de brincadeiras com contextos musicais.Gostaram muito quando levei o violão, foi muito divertido!!Também adoram usar instrumentos musicais para tocar junto com músicas e dançar com bichinhos de pelúcia e bonecas.

Formação pessoal e social
“Favorece o aprimoramento da formação pessoal e social na construção da identidade e autonomia das crianças pequenas”.O âmbito formação pessoal e social refere-se à construção do sujeito em relação ao desenvolvimento de capacidades de natureza global e afetiva, bem como à interação com os outros e o convívio social.

No final do ano montei um cantinho especial:

O Cantinho Papai Noel

1 comentários:

Culturart disse...

Parabéns Andréa pelo trabalho realizado,os diferentes ambientes que você construiu em sala de aula ficaram muito alegres e estimulantes, com certeza você proporcionou um aprendizado prazeroso e muito divertido.